Se você está organizando seu processo produtivo e querendo que ele esteja alinhada com um software ERP você está no caminho certo.
Hoje a maioria dos sistemas ERPs auxiliam no processo produtivo de maneira ativa.
Em geral eles auxiliam em alguns pontos essenciais que listaremos abaixo, a programação da produção, a definição da produção, o sequenciamento e priorização da produção e o monitoramento da produção.
Programação da produção
O primeiro objetivo do planejamento e controle da produção é justamente programar a produção.
A programação da produção é o ato de classificar a demanda a ser produzida pela sua industria e então definir quando cada tarefa será realizada para entregar aquela produção em determinado tempo.
Basicamente existem duas formas de programação da produção
De forma básica, existem duas maneiras para a programação da produção:
- Programar a produção para frente – Aqui o objetivo é minimizar o prazo de entrega e funciona programando a execução das tarefas para o primeiro momento em que os recursos estejam disponíveis.
- Programar a produção para trás – Aqui o objetivo é minimizar os recursos e tempo alocado. Funciona determinando qual momento a tarefa deve estar concluída e então programando as tarefas para que essa data seja atingida.
Definição da produção
A programação da produção só pode ser cumprida se os postos de trabalho e as máquinas tiverem suas capacidades definidas. Dessa forma a indústria pode saber quanto e onde produzir.
Sequenciamento e priorização da produção
Aqui o objetivo é sequenciar a produção e definir qual a melhor ordem para realizar cada etapa do processo produtivo.
Outro ponto importante dessa parte do processo é definir por ordem de prioridade o que deve ser feito primeiro, já que em algumas linhas produtivas alguns processos dependem do mesmo máquinario.
Monitoramento da produção
Finalmente um processo que deve ser feito sempre e simultaneamente é acompanhar o processo produtivo, para controlar e produção e garantir que tudo está acontecendo como de fato foi planejado. Existem algumas formas de fazer esse acompanhamento, aqui citaremos duas.
- Controle empurrado – Aqui cada posto de trabalho passa (ou empurra) o material ou produto semi-acabado para a etapa seguinte assim que terminam sua atividade.
- Controle puxado – Aqui o centro de trabalho solicita (ou puxa) o material ou produto semi-acabado da etapa anterior. Dessa forma uma atividade puxa a outra, que puxa a anterior e assim por diante.
De Bônus, é bom saber que o nosso módulo de planejamento e controle da produção entrega para as industrias um controle de custo da produção, uma funcionalidade que é essencial para quem está reduzindo custos, através desse módulo você calcula quanto exatamente custa determinado produto, incluindo as horas-homem.
Para saber mais sobre planejamento e controle da produção entre em contato com nossos consultores.
0800 031 8200