Se você é gestor(a) em uma empresa você com certeza já deve ter ouvido falar dos sistemas ERP ( (Enterprise Resource Planning) e suas vantagens para seu negócio.
Os sistemas ERP ajudam as empresas a terem uma visão mais ampla dos processos do negócio e dos profissionais envolvidos, são muitas vezes chamados de SGI’s, Sistemas de Gestão integrada, mas afinal de contas, o que você deveria levar em conta para escolher o seu ERP?
Por aqui vamos te dar 4 dicas de ouro na hora de fazer sua escolha.
- O primeiro passo é fazer o diagnóstico da sua empresa, nesse passo o importante é definir quais são suas necessidades, onde estão as maiores dificuldades em relação a gestão e definir quais processos são mais urgentes de serem acompanhados.
Com o uso de um ERP várias áreas de uma empresa podem ser otimizadas, como Departamento pessoal, contabilidade, vendas, financeiro, estoque e suprimentos e até mesmo marketing, sendo assim, é muito importante primeiro estudar quais serão os impactos do ERP nas diversas áreas da sua empresa para uma posterior contratação.
- O segundo passo é mapear quais colaboradores estarão diretamente envolvidos, isso é importante porque normalmente o ERP é cobrado por número de usuários, então quando for contratar já tenha esse número em mente.
3. O terceiro passo aqui é estudar a implantação do seu ERP, avalie o prazo de implantação, tempo que será investido em treinamentos e onboarding, qual o nível de dificuldade para quem irá operar o software, enfim, tudo que esteja relacionado ao nível de acessibilidade do seu ERP
4.Entenda as possibilidades de crescimento dentro do software.
A intenção é sempre crescer, certo? Pra isso é preciso estar sempre atento as possibilidade que o software que você escolher te oferece. Muitos softwares que são SaaS oferecem oportunidades muito limitadas de crescimento. Além do crescimento se atente a segurança que eles oferecem, muitas empresas que tem softwares SaaS podem ser muito vulneráveis em questão de segurança da informação, se atente a esses detalhes e faça uma escolha mais assertiva
Essas dicas são só o começo, depois de implantado, o seu software ERP deve ser monitorado para saber se ele tem atendido as demandas mais especificas da sua empresa.
Pra isso é importante que você mantenha atualizado todos os seus números e entenda se sua escolha tem facilitado seu fluxo de trabalho ou dificultado o trabalho de seus colaboradores.
Peça feedbacks a todos que utilizam a plataforma no dia a dia e vá fazendo os ajustes necessários.
Você já conhece o Albatros? Ele é nosso software ERP focado em médias empresas, atendemos bem com um software que pode ser SEU, para saber mais entre em contato conosco no formulário do nosso site.
